Este disco é uma das mais belas tacadas da RCA/Camdem (subsidiária da RCA para lançamentos mais baratos e de discos fora de catálogo) pois foi realmente uma coletânea com intenção de parecer um disco de carreira.
Explico porque:
Com a volta de Elvis aos palcos e o sucesso após sua volta com o "68 comeback special", o rei voltou para o estúdio para trabalhos de ainda mais qualidade, mesmo que fosse para trilha de seus derradeiros filmes (nos quais ele se dedicava muito mais a atuar do que a aparecer cantando).
Com essa volta, seus albuns de trilha sonora acabaram saindo de catálogo, aí foi prato cheio para essas coletâneas da Camdem (depois relançada pela pickwick do Canadá). Mas vamos nos basear nesta coletânea.
O disco praticamente é todo audível (depois explico) pois ao longo de suas 9 faixas em 21 minutos se torna praticamente um disco viciante de modo a você repetir ele várias e várias vezes.
De cara ele já abre com o que chamo de volta de Elvis ao lado country...Stay Way Joe (aqui na versão do single, não do filme) que é uma música de violão, percussão e rabeca, e um clima totalmente amigavel. É uma big boas vindas ao disco (sendo que a mesma nunca mais voltou a aparecer em lp, só em cd).
If I'm a Fool (For Loving You) É mais uma das sessões de Elvis em Memphis (que resultaram nos albuns "from elvis in memphis" e "back in memphis" (o segundo fazia parte do album duplo "from memphis to vegas/from vegas to memphis"), mas esta música , e a primeira do lado B desse disco não entraram nos albuns, figurando aqui pela primeira vez e trazendo um lado country mais para as paradas (pena que não entraram).
Let's Be friends (a música que intitula este disco) faz parte da trilha do último filme de atuação do Rei do Rock (Change of habit), mas a mesma não figura em nenhuma parte do filme, e como o filme não teve um album de trilha sonora, só saiu o crédito de música do filme, mas só saindo neste album em questão do qual estamos falando aqui. É uma linda faixa.
Let's forget about the stars é outra faixa que é indicada como música de filme, mas nunca lançada como tal (só figurando aqui nesta coletânea). Era pra mesma ter saído no filme "Change of habit".
Mama era uma faixa que passa no filme Girls Girls Girls (1962) mas não está presente na trilha sonora do mesmo. Ela não combina muito com o conteúdo da coletânea, mas ok, tem quem goste
Se acha que a força do disco está no lado A, aí que recomendo mesmo começar pelo lado B! É onde o bicho pega com força:
Já começa de cara com a segunda música desprezada da sessão de 1969 em memphis: "i'll be there" (meu comentário é: ainda bem que ficou de fora dos albuns, é bom que deu uma bela força para esse album).
Chega então uma das músicas lentas mais lindas desse album que por um detalhezinho não ficou a melhor do album:
"Almost" é uma música da trilha de "the trouble with girls" que também não entrou no filme. A parte triste é um detalhe técnico que não deu gás a canção... o microfone de Elvis parece ter sido tristemente equalizado, ou era de qualidade inferior (é o que eu acho) que, mesmo com Elvis cantando com toda sua força, não ficou boa... É uma pena.
Duas das minhas favoritas fecham esse album:
Change of Habit é a música titulo do ultimo filme atuado de Elvis, mas ela só passa nos créditos iniciais do filme. Merce ser escutada com muita atenção pois é uma música de você aplaudir de pé o músico e a banda.
E pra fechar bem a simpática Have a Happy (que entrou no filme), ela parece ter sido gravada mais a toque de caixa pra existir rapidamente e ser ignorada, mas acabou sendo uma linda canção.
Esse lp tem duas edições: Uma de 1970 (a original Camdem) e a segunda de 1975 pelo selo pickwick (está é a edição que você consegue achar). É um disco extremamente dificil que, se saiu em cd, já deve estar fora de catálogo há muito tempo.
Deve estar em torno de 50 reais um Lp em bom estado em lojas que o cara não liga muito pro Elvis... agora na mão de cara que sabe que isso é raro... prepare-se! Basta olhar no mercado livre as facadas!
até o próximo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário