terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Quadrilogia Parte 3: Ringo Starr - Ringo (1973)


Desde a saída dos Beatles, Ringo esteve bem ativo no mercado das artes (foi o único Beatle que lançou dois albuns no ano do fim da banda e desde então atuava bastante em filmes), ficando 1971 e 1972 só por conta de dois compactos de sucesso (it don't come easy e back off boogaloo) ele decidiu por conta própria, no início de 1973 que lançaria mais um album que , pra sua carreira, sairía como o disco mais marcante.
O disco é cheio de amigos que aceitaram prontamente ajudar Ringo nessa nova empreitada, inclusive com a produção de... Richard Perry!*

 *Richard Perry já havia trabalhado com Ringo fazendo os arranjos da música "Sentimental Journey", que também é título de seu primeiro disco solo.

O lado A já abre com o mais perto que teríamos de uma união de Beatles pelos próximos 31 anos (lembrando que em 1994 eles se uniram para o projeto anthology):
"I'm the Greatest" (John Lennon) tem Lennon no piano e backing vocals, George Harrison no Slide, Ringo na bateria (de todas as canções) e Billy Preston no órgão.
A canção conta um pouco do que John sempre achou de si mesmo (a música era pra ter saído no álbum Imagine).
Quando a imprensa soube que os 3 ex beatles e 2 relacionados a história da banda tinham se juntado para a gravação, juravam que dali sairía a nova formação da famosa banda de liverpool (sem Paul, pois até então o ex baixista tinha processado todos para se desligar tanto da apple - gravadora dos 4 beatles - como dos compromissos firmados entre os 4 - direitos autorais e etc).

"Have you seen my baby" (Randy Newman- aquele mesmo que o Nilsson gravou um disco totalmente dedicado as músicas compostas por ele) era uma música que circulava pelo meio mas sem um lançamento original (pesquisei até então e a única coisa relacionada a música, sem ser pelo Ringo é uma versão não lançada na época de JJ Light, o mesmo que fez sucesso com Heya heya em 1970) até ganhar sua versão definitiva aqui. O definitivo destaque dessa música é a guitarra solo de Marc Bolan (sim, o t-rex!).

"Photograph" (Ringo Starr/ George Harrison, que também toca o solo da música) é a primeira de todas as músicas desse álbum que se tornaram obras constantes em seus shows até hoje.
Conta-se que a música na verdade foi escrita a quatro mãos (Ringo, Cilla Black- ex contratada da apple- Harrison e Pattie Boyd - esposa de George na época).
Foi a primeira música do disco a sair em compacto se tornando ouro instantaneamente e primeiro no lugar em muitas partes do mundo (exceto Inglaterra), abrindo caminho para o resto do disco que estava quase todo pronto.

"Sunshine Life for me (sail away Raymond)" é outra música com contribuição de George que vai parar neste album, além de compor a canção, ele também toca a guitarra solo e faz os backing vocals. É uma canção que hoje (pra quem não conhece o disco) passou despercebida no meio do furacão que era esse disco.

"you're sixteen" (Bob Shermann/Dick Shermann) é um cover de 1960 originalmente gravada por Johnny Burnette, mas a versão defitiva veio com esta que está neste disco. Dessa vez outro ex-beatle junta-se ao disco para sua participação: Paul McCartney no Kazoo (ele usou o mesmo instrumento em when the night, do seu album no mesmo ano chamado "Red Rose Speedway") e Harry Nilsson (ó o cara aí) aparece com todos as vozes do coral. A música também foi um sucesso instantâneo quando foi lançada e também virou peça indispensável dos shows de Ringo até hoje.

O disco vira e começa com a contagem de Billy Preston para "Oh my my" (Richard Starkey**/Vini Poncia) que aparece lá com piano e órgão. A música fala da pessoa que aparece cheia de dores e queixas e que um médico recomenda-lhe dançar para passarem seus problemas e doenças, o que dá certo.
O Coro da música é outra coisa marcante de toda a canção (Merry Clayton, Vini Poncia e Martha Reeves) que vem como o solo fascinante de Sax de Jim Horn.
Esta música é realmente marcante para os fãs do disco e da discografia do Baterista (que nesta música e em mais de 90% do lp tocou bateria junto com Jim Keltner - que também fez bateria para os dois discos de Harry Nilsson que falei antes e também fará parte do discos que explicarei depois do término desse).

** é o verdadeiro nome de Ringo, todas as músicas que o mesmo compoe são creditadas sempre ao seu nome real


"Step lightly" (Starkey) é um country(?)e é uma música para dança(?), posso te afirmar que as duas opções estão certas para esta canção (que foi o lado B do compacto com "oh my my" do lado A). Além do clima ferrenho de um country bem tocado (destaque pra Steve Crooper na guitarra solo e Nicky Hopkins no piano elétrico) ganha destaque no meio do solo de clarinete o sapateado feito pelo próprio Ringo (que ganha os créditos no disco de Richard Starkey, MBE***)

*** desde o fim de 1965, os quatro Beatles ganharam o título de "Membros do Império Britânico" (Members of British Empire) das mãos da própria Rainha da Inglaterra pelo trabalho que, feito na Inglaterra, ganhou destaque no mundo todo. O título então acabou virando motivo de gargalhadas todas as vezes que alguém se referia desse jeito (MBE) sobre Ringo.

"Six o'Clock" (Paul & Linda McCartney) foi gravada (assim como parte de You're sixteen") em Londres devido aos problemas que Paul teve com plantação de Maconha em sua fazenda na Escócia, não podendo , então, entrar nos Estados Unidos para gravar suas partes do disco. Mas, sem problemas, o trabalho dele por lá caiu como uma luva para o disco.
É uma música feita exatamente para Ringo, nem imagino Paul cantando ela, já os arranjos remetem justamente ao ultimo disco de Paul (que foi citado mais acima).
Infelizmente a música não foi lançada em compacto, assim como sua versão completa (a do disco acaba em quatro minutos e seis seguntos, quanto a versão maior tem Cinco minutos e trinta e cinco segundos com uma Jam bem entusiasmada).

"Devil Woman" (Poncia/Starkey) é uma das músicas mais pesadas do álbum, com aquele arranjo de pesais bem típico de momentos fortes dos Lps de Nilsson citados antes,
mas o legal mesmo é o coro grave feito por Klauss Voorman e Richard Perry, saiu como lado B do compacto com You're Sixteen.

"You and me (Babe)" (George Harrison/Mal Evans-ex roadie dos Beatles) é um singelo bye bye pra quem está escutando o disco. A música trata-se justamente de se falar sobre o fim dos trabalhos e sobre como o disco pode chegar aonde Ringo poderia não estar (ele fala de estar em outro lugar bebendo enquanto fica girando em seu toca discos). É bem o estilo de despedida que rolou em Sgt. Pepper's Reprise (a penúltima canção do álbum dos Beatles,de 1967). Só que dessa vez agradecendo exatamente pessoa por pessoa que estava fazendo ajudando neste disco:

"well, it's the end of the night and i'd just like to say thank you to ev'ryone involved/In this piece of plastic we're making.

Good, old Jim Keltner, Klaus Voorman, Nicky Hopkins, George Harrison and John
Lennon, Paul Mccartney.
Richard Perry/ who's producing this masterpiece, 
Bill schnee/ 
ever smiling, ever Loving/
Vini Poncideo and all his other friends 
and ev'rybody else who joined in and Helped us on this wonderful record.
So it's a big good night from your friends and mine, Ringo Starr"

E assim o disco infelizmente acaba...
Agora algo extra que deve se falar sobre este disco... a arte:
Desde a capa totalmente desenhada pelo Klauss Voorman (inclusive com um encarte com um desenho para cada música do disco) e a foto que ocupa o selo tanto do Lp como dos compactos de Ringo Deitado em um tipo de cama em formato de estrela.

Fica também aqui o comentário sobre a faixa que foi o lado B de photograph e não entrou no disco:

"Down and out" (Starkey) é um rock simples, com Harrison no slide e Gary Wright no piano (os dois fazem solos), a coisa de a música ficar esquecida talvez seja pelo vocal que poderia ter sido mais bem feito por Ringo, me parece meio como se fosse pra servir de guia. Mas ainda assim é uma ótima canção.

e vamos nós pro último lp!

Nenhum comentário:

Postar um comentário