terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Quadrilogia Parte Final: Ringo Starr - Goodnight Vienna (1974)


Embalado pelo sucesso estrondoso do disco passado, Ringo volta com mais esse álbum  produzido por Richard Perry para mais umas ótimas giradas no toca discos.

"Goodnight Vienna" (John Lennon) é a contribuição de Lennon para o disco do amigo. John estava vivendo seu período sem Yoko no famoso "final de semana perdido" em Los Angeles vivendo na mesma casa que Nilsson, Ringo, Elton John e Keith Moon (baterista do the who). Junto com sua namorada na época (May Pang, que inclusive ajuda nos backing vocals) entra na festa para mais este album. O termo é uma gíria de Liverpool que soa como "vamos embora daqui" (poderia ter haver com o fim do contrato obrigatório dos 4 Beatles com a apple? Se tratando de John Lennon, tudo é bem provavel!).
É uma música bem simpática, mas extremamente rápida, quando você se acostuma, a mesma acabou!

"Occapella" (Allen Toussaint) é uma canção bem típica de Dr John (não pensem que é o Lennon, é outra artista, até renomado por sinal) que trouxe uma sonoridade bem de "New Orleans" pra essa canção, um balanço bem gostoso que não pode passar despercebida!

"Oo wee" (Vini Poncia/Richard Starkey) é outra música que tem de novo a mão de Dr John, seria um bom compacto, não de muito destaque, mas cairia bem na coleção dos Beatlemaníacos.

"Husbands and Wives" (Roger Miller) é um cover de 1966 que o mesmo autor tinha entrado nas paradas de sucesso. Fala sobre o rompimento de casais (o que poderia já estar acontecendo com Ringo e sua primeira esposa Maureen Cox - pesquisas indicam que ele estava traindo ela e o casal se separou no início de 1975). É uma das músicas calmas do disco.

"Snookeroo" (Elton John/Bernie Taupin) vem com a colaboração de Elton John para o disco de Ringo, é uma alegre e rápida biografia de Ringo escrita por outras mãos. Chegou a ir pras paradas de sucesso nos Estados Unidos mas não chegou nas paradas da Inglaterra.

"All by myself" (Poncia/Starkey) é a música que abre o lado B do disco, mais uma vez com aqueles arranhos de metais bem peculiares de Richard Perry. O destaque é o  coro grave de Richard Perry, é impressionante!

"Call me" (Starkey) é uma música simples, três notas e algumas subidas de tom, mas como sempre gosto de falar com todos, a beleza está na simplicidade das coisas, e esta acerta em cheio.

"No No Song" (Hoyt Axton) é outra daquelas coincidências que me fizeram escrever sobre esses quatro lps: Além da mesma fazer um sucesso estrondoso (inclusive com direito a versão de Raul Seixas - Não quero mais andar na contramão) tem Harry Nilsson nos Backing vocals. É uma ótima canção, lembra muito aquele clima de piadas do son of schmilsson.

"Only You" (Buck Ram/Ande Rand) é um clássico do grupo The Platters que foi regravado por Ringo a pedido de John Lennon. A mesma ía entrar no disco "Rock and Roll" (de John), mas o mesmo decidiu que com Ringo ela ficaria muito melhor, com esta gravação o sucesso do disco se garantiu e inclusive com direito a clipe feito com Harry Nilsson (que faz os backing vocals)no topo do prédio da Capitol Records!

"Easy For me" (Harry Nilsson) é uma canção com versão definitiva (mesmo que Nilsson a tenha gravado algum tempo depois) com esta versão de Ringo. Piano, orquestra e Ringo mandando ver nos vocais. Passa rápido, mas deixa marcas!

"Goodnight Vienna" (Lennon) é basicamente a mesma música que abre o disco, mas vem também como despedida, com todo mundo que gravou o disco fazendo o coral da canção e ringo fazendo o fim da canção com a sugestiva idéia de que voltariam logo:

-"come on, boys, sing it to me!"

(goodnight vienna) hey, hey, hey.
-"oh, you're so beautiful, (goodnight vienna)
-"you know that i love you, don't you, boys?"
(goodnight vienna)

-"and don't forget, folks,
The band will be back in fifteen minutes.
Just a short break and they'll be back on stage
Ready to do it to you one more time!
That's it!"

O disco na sua capa veio com uma referencia total ao cartaz do filme "o dia que a terra parou" de 1951. A única coisa que foi trocada é a cabeça de Ringo no lugar da cara do artista principal.
Tanto o selo do disco como a parte traseira do disco indica mesmo que a coisa foi de sair literalmente do planeta como diz o título/gíria.

Uma coisa que preciso dizer aqui com mais calma é o seguinte:

Em 1974 saiu o filme estrelado por Harry Nilsson e Ringo Starr lançado pela apple films chamado "Son of Dracula". A trilha é basicamente uma coletânea dos dois "Schmilsson" com o single "Daybreak" que foi o sucesso do álbum em vários países, exceto Estados Unidos e Inglaterra.

It is he who will be king (Paul Buckmaster) – 3:07
"Daybreak" (Nilsson) – 2:43
"At My Front Door" (Ewart B. Abner, John C. Moore) – 2:40
Count Downe meets Merlin and Amber (Buckmaster) – 2:10
"The Moonbeam Song" (Nilsson) – 3:20
Perhaps this is all a dream (Buckmaster) – :47
"Remember (Christmas)" (Nilsson) – 4:09
Intro, "Without You" (Pete Ham, Tom Evans) – 3:47
The Count's vulnerability (Buckmaster) – 2:10
"Down" (Nilsson) – 3:07
Frankenstein, Merlin and the operation (Taverner) – 3:20
"Jump into the Fire" (Nilsson) – 3:16
The abdication of Count Downe (Buckmaster) – 1:10
The end (Moonbeam) – :49



Por mais que o album de 1974 de Harry Nilsson (Pussy Cats) tenha feito parte dessa união de amigos. Devido ao desgaste no qual Nilsson passou ao gravar o disco (que arrebentou uma de suas pregas vocais e não contou a john para que as gravações não fossem interrompidas, o resultado final não ficou bom e eu não vou recomendar aqui algo que, na minha opinião não ficou legal. Só vale a pena escutar "Many Rivers to Cross"e "Mucho Mungo/Mt. Elga"







Agora vamos ao jeito que sempre fecho todos os posts anteriores:
Nilsson Schmilsson: A versão original do disco não saiu por aqui (a edição brasileira, rara. saiu com o disco com uma ordem totalmente diferente da original e infelizmente com uma versão de apenas 3 minutos para "jump into the Fire". PRa ter a edição completa recorri a sites de busca e achei o meu lp completo (Uruguaio,mono) que não muda nada do disco original. Cerca de 30 reais

Son Of Schmilsson: Acredita que esse disco no Brasil é mais facil que o de 1971? Em Belo Horizonte (Minas Gerais) já vi pelo menos 3 cópias nos últimos 5 anos (quando estava procurando por lps do Nilsson). Cerca de 20 reais um disco em bom estado

Ringo: Quem tem, não vende (fato), fui arrumar o meu com um colecionador que me vendeu um lote completo de lps... então não tenho idéia de quanto custaria um lp em bom estado.

Goodnight Vienna: Este é um pouco mais facil de achar, talvez por causa de no no song e only you (inclusive o compacto de only you é bem fácil de achar, cerca de 5 reais no máximo), o lp deve estar entre 15 e 30 (se tiver o encarte e bem conservado).

Pussy Cats: Tem em quase todas as lojas que tiver material de Harry Nilsson, o problema é o nome de John Lennon no disco que poe o mesmo a 30-50 reais (em uma cópia ruim). Eu mesmo não tenho.

Obrigado a você que dedicou um tempo para ler, foi um trabalho feito com bastante dedicação que me levou 2 dias de montagem e pesquisa.


Um abraço e até o próximo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário